Branding pessoal para CFO: Trabalhe sua imagem para o sucesso!

Ser CFO não é tarefa para qualquer um. Infelizmente o perfil do cargo as vezes é vislumbrado por meio dos clichês de chefes tiranos, que não valorizam o trabalho de sua equipe. Por isso é muito importante que esses profissionais invistam em criar seu branding.

Esse marketing pessoal tem como objetivo não apenas ressaltar as suas qualidades pessoais e profissionais enquanto CFO, mas também resguardar sua reputação e valorizar seu papel na empresa. Pensando nisso, listamos abaixo algumas sugestões para que você trabalhe sua imagem para o sucesso! Confira:

A visão é a essência desse profissional

O CFO é responsável pela gestão de riscos de uma empresa, além do planejamento orçamentário e da comunicação com níveis hierárquicos de maior autoridade na cadeia corporativa. Por compreender essas importantes tarefas, a visão empresarial do CFO é essencial para a boa gestão no ambiente organizacional. Eles precisam saber a direção para qual caminha a empresa e, por meio de suas atividades, acarretar o devido desenvolvimento institucional. CFO’s de visão estratégica seguem a missão da empresa e conduzem suas ações no sentido de concretizá-la.

Avalie se você tem a capacidade de liderança necessária

CFO’s normalmente são incumbidos a atuarem em posições de liderança que exigem forte convicção decisória. Os desafios apresentados pelo mercado necessitam de superação por meio de pessoas com instinto motivador e que saibam a melhor forma de agregar sua equipe em benefício de um objetivo comum: o crescimento do negócio. Esteja convicto de suas decisões e transmita segurança para os empregados que você coordena.

Se diferencie de outros profissionais

Qual é seu status no mercado e como você se diferencia de outros profissionais? Isso pode ocorrer de várias formas, desde a competência profissional, por meio do conhecimento extenso das atividades que serão coordenadas, até mesmo a responsabilidade na condução de equipes, por meio de sua experiência profissional. Uma forma de estar sempre à frente de seus concorrentes é se atualizar constantemente. A evolução profissional deve ser constante, por isso participe em cursos de atualização profissional e acadêmica e comunique isso.

Construa um histórico de confiabilidade

Quanto mais respaldo suas ações tiverem com os diferentes âmbitos hierárquicos da empresa (empregados, diretores, presidência), maiores as chances de uma ascensão profissional. CFO’s trabalham diretamente com aspectos críticos de uma empresa, como o planejamento econômico-financeiro e a gestão de recursos. Nesse contexto, é fundamental que seus projetos e decisões sejam amparados por bons resultados ao longo do tempo, sejam eles financeiros, comerciais, contábeis, etc. Aja por meio de exemplo, não esconda problemas corporativos e apresente soluções eficazes.

Seja resiliente e firme quanto a seus posicionamentos

Resiliência não significa teimosia, nem irredutibilidade, mas uma capacidade de lidar com eventuais problemas e de superar aqueles obstáculos que ocorrem no cotidiano de qualquer empresa. As finanças devem ser conduzidas de forma assertiva e racional, para embasar inclusive decisões polêmicas e pouco populares. O importante é que, passado o turbilhão de polêmicas decorrentes de suas decisões, empregados e superiores hierárquicos percebam os fundamentos e a razão de ser de cada uma de suas decisões.

Gostou de nossas sugestões? Para receber mais informações, deixe suas dúvidas e comentários. Participe!

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Quartilho