Revolução tecnológica chega à tesouraria: conheça o desconto dinâmico

Descontos no valor da fatura em troca de antecipação de pagamento é prática conhecida e disseminada. Muitos CFOs desistem da prática por falta de mão-de-obra para executar a operação ou até mesmo para evitar relações “íntimas demais” com a tesouraria da empresa. O desconto dinâmico, técnica bastante utilizada nos Estados Unidos e na Europa, permite que fornecedores e compradores trabalhem de forma colaborativa e totalmente transparente para tornar a antecipação de recebíveis mais inteligente e prática. 

O desconto dinâmico permite que as partes definam a qualquer momento uma taxa de desconto de acordo com o prazo restante ou a redução do mesmo. Quanto antes o pagamento for feito ao fornecedor, maior o desconto concedido ao pagador. Permite ainda que tanto o comprador quanto o vendedor proponham o pagamento antecipado e o desconto a ser aplicado, contando com um sistema informatizado para concretizar a operação.

Por que aplicar o desconto dinâmico na sua organização? Se hoje o retorno de aplicações financeiras tradicionais não chega a 2% a.a. (juros reais) como apontado nesse post, operações que representem um retorno de capital superior a essa porcentagem dentro da mesma faixa de tempo já podem ser consideradas lucrativas. A adoção dessa prática não representa riscos adicionais para as empresas e gera retorno superior se comparado as práticas seguras mais comumente adotadas pelas companhias.

Como representante financeiro de uma grande empresa, as decisões de antecipação de recebíveis passam pela enorme cadeia de fornecedores. Como então contornar a dificuldade da prática de desconto em larga escala? A aplicação do desconto dinâmico nas negociações só se torna escalável quando utiliza um sistema informatizado para concretizar a operação. O uso da tecnologia a favor da antecipação de recebíveis torna possível que esses acordos de colaboração sejam feitos de modo automatizado e o fornecedor consiga tomar a decisão de pagamento antecipado com a agilidade necessária para tornar a operação viável em grande escala.

A Quartilho propõe uma plataforma para a negociação de antecipação de recebíveis com seus fornecedores de forma rápida e inteligente. Nossa solução, inédita no Brasil, permite a criação de relação de ganha-ganha com sua cadeia, resultando em um retorno financeiro maior para as empresas e alimentando toda a cadeia. Conheça aqui nossa solução.

No próximo post, falaremos com detalhes sobre o funcionamento do desconto dinâmico e em seguida, sobre as empresas utilizando esta solução mundo afora.

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Quartilho