Como funciona o desconto dinâmico

Continuando a série de três posts sobre desconto dinâmico, neste post falaremos um pouco mais profundamente sobre o seu funcionamento e  suas possibilidades.

Como explicamos no primeiro post da série, desconto dinâmico nada mais é que a utilização de métodos para ofertar descontos por pagamento antecipado de faturas aprovadas que aguardam pagamento. Esses descontos são calculados com base no número de dias em que o pagamento será antecipado, sendo que quanto antes o comprador realizar o pagamento do fornecedor, maior será o desconto oferecido.

O desconto dinâmico é cada vez mais comum nos Estados Unidos e em países da Europa, e ao permitir que compradores e fornecedores trabalhem de forma colaborativa, ele gera ganhos para toda a cadeia. Representantes da tesouraria de grandes empresas geralmente acostumados a gerir saldos, trabalhando com investimentos de baixo risco em instituições financeiras tradicionais, podem aumentar seu retorno financeiro ao investir esses ativos no pagamento antecipado de seus fornecedores. Pequenas e médias empresas, acostumadas a enfrentar dificuldades para manter seu capital de giro, conseguem acessar esse capital de forma mais prática e econômica que o uso de empréstimos e debêntures. O desconto dinâmico é, portanto uma forma de desintermediação financeira, que ao eliminar as instituições tradicionais, torna a transação mais vantajosa para ambas as partes.

Como funciona o desconto dinâmico

O sistema de desconto dinâmico carrega as notas fiscais aprovadas para pagamento do ERP da empresa disponibilizando-as para negociação. Uma vez aprovadas pelo comprador, cada fornecedor tem acesso à(s) sua(s) nota(s) fiscal(is) via sistema e pode negociá-las quando quiser. Com apenas um clique, os fornecedores podem ofertar a antecipação de suas notas fiscais aos compradores através de uma taxa de desconto. Quando fechada alguma antecipação de nota fiscal, as empresas compradoras quitam a nota o mais rápido possível, em alguns casos no mesmo dia ou no mais tardar no dia seguinte.

A grande vantagem do desconto dinâmico sobre outras soluções disponíveis no mercado é sua capacidade de escalabilidade. Com a utilização de um sistema como este é possível antecipar pagamentos para toda a cadeia de fornecedores sem necessidade de aumento de equipe.

Seleção de fornecedores participantes

A empresa compradora pode incluir no seu sistema de desconto dinâmico os fornecedores que fizerem mais sentido pra ela. Os participantes precisam ser convidados pela empresa compradora a participar do sistema e o convite é feito e aceito por email.

Integração com ERPs

Os melhores sistemas de desconto dinâmico integram com qualquer ERP, independente da empresa fornecedora.

Possibilidades com o desconto dinâmico

Para aquelas empresas que não possuem caixa suficiente para antecipar pagamentos aos seus fornecedores, é possível utilizar o desconto dinâmico com a ajuda de um FDIC (Fundo de direitos creditórios) ou qualquer outra fonte de financiamento. Como o próprio nome já diz, o FDIC é um fundo com foco na compra de direitos creditórios (falamos mais sobre ele nesse post). Este tipo de fundo foi criado para financiar pagamentos antecipados aos fornecedores de grandes empresas. Para o caso de outro tipo de financiamento, é ainda melhor pois a empresa pode lucrar com o spread, caso seja de seu interesse.

A Quartilho propõe uma plataforma para a negociação de antecipação de recebíveis com seus fornecedores de forma rápida e inteligente. Nossa solução, inédita no Brasil, permite a criação de relação em que todos da sua cadeia ganham vantagens, resultando em um retorno financeiro maior para as empresas em negociação. Conheça aqui nossa solução.

No próximo post, o último da série, iremos apresentar algumas empresas que já utilizam o desconto dinâmico pelo mundo.

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Manuela Soares