Decisões da tesouraria: aplicar a sobra de capital ou negociar a antecipação de recebíveis?

Uma boa gestão de caixa está diretamente ligada às decisões da tesouraria. Gerir bem o caixa da organização evitando que alguma obrigação deixe de ser paga. Isso é obviamente um fator de extrema importância para qualquer empresa. Um bom gerenciamento envolve necessariamente as melhores decisões em relação aos saldos da empresa.

Tesouraria : o cenário tradicional

Já falamos em um outro post  sobre a limitação de possibilidades de aplicações financeiras para grandes empresas no Brasil. Entre impostos e impactos macroeconômicos nas aplicações baseadas em CDI, o ganho real desse tipo de aplicação não passa de 2% ao ano. Outras opções como investimento em ações, são consideradas arriscadas e muitas vezes até proibidas pela política de investimentos da organização.

Outras possibilidades

Muitas empresas hoje já trabalham com a antecipação de recebíveis, ou seja, antecipam os pagamentos de seus fornecedores em troca de descontos no pagamento. Esse tipo de negociação costuma gerar mais retorno financeiro que aplicações financeiras tradicionais, além de alimentar a cadeia produtiva gerando benefícios a todos os agentes em médio e longo prazo.

Inovação

Apesar de ser uma opção mais lucrativa e inteligente, a decisão pela antecipação de recebíveis não é fácil nem tampouco escalável se feita sem auxílio de uma ferramenta. Com a utilização de uma plataforma tecnológica apropriada para antecipar recebíveis aos fornecedores, a empresa consegue ao mesmo tempo:

  • remunerar melhor seu caixa de curto prazo.
  • se proteger da possibilidade de conflitos de interesses entre sua tesouraria e a tesouraria de seu fornecedor.
  • aumentar os níveis de governança corporativa.
  • atender um número de fornecedores muito maior que o atingido pelo processo manual de antecipação.

Conclusão

Relatos de empresas que já utilizam plataformas semelhantes no exterior, indicam que o uso dessas tecnologias aumenta a abrangência do atendimento de antecipação a fornecedores em até 10 vezes. Isso representa a possibilidade de chegar a 45% dos fornecedores atendidos.

A Quartilho trabalha com a automação da negociação de recebíveis, facilitando as decisões da tesouraria e aumentando o retorno financeiro proveniente do caixa de curto prazo da empresa.

A utilização da nossa ferramenta torna a antecipação de recebíveis fácil e escalável.

Conheça aqui nossa solução.

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Manuela Soares