Antecipação de recebíveis: 8 razões para automatizar o processo!

8 razões para automatizar o seu processo de antecipação

As empresas que tomaram a iniciativa de iniciar os seus próprios programas de antecipação de recebíveis para seus fornecedores enfrentam inicialmente alguns desafios:

  • Grandes compradores (empresas âncoras de grandes cadeias) normalmente possuem milhares de fornecedores. A negociação diária pode se tornar um problema operacional.
  • As áreas de Tesouraria/Contas a pagar são enxutas e não possuem equipe disponível para realizar a negociação direta.
  • As soluções existentes no mercado são caras, burocráticas e ineficientes (ex: FDIC; Risco Sacado/cessão de crédito).
  • Apesar de reconhecer a importância de uma cadeia forte, a antecipação de recebíveis não é business dos compradores e por isso acaba sendo colocada em segundo plano.

Como resolver esse problema?

Neste contexto, as empresas que antecipam os pagamentos aos seus fornecedores, acabam por investir em soluções tecnológicas para automatizarem o seu processo de antecipação e de negociação com os fornecedores. Ao buscarem automação, as empresas conseguem importantes avanços. Elencaremos algumas razões pelas quais você deve se preocupar em automatizar o seu processo.

INTEGRAÇÃO

Uma boa solução de TI consegue integrar com o ERP da empresa e consequentemente evitar a entrada de lançamentos manuais, minimizando assim o risco de pagamento duplicados ou em datas erradas.

SEGURANÇA JURÍDICA

Uma boa plataforma de negociação de recebíveis contempla requisitos de segurança de dados que tornam a operação mais segura.

ESCALABILIDADE

Uma boa plataforma é construída considerando um grande volume de dados e de transações. Quando se tem 1 pessoa negociando por telefone, em média é possível negociar até 30 operações/dia. Ao se utilizar um sistema, não há limites.

AGILIDADE 

Ganho de velocidade no processo de negociação diária, tendo em vista a automação do sistema. Elimina-se a negociação por telefone e as trocas de documentos por e-mail.

AUMENTO DA TAXA DE CONVERSÃO

Com a rotina da negociação e com a comunicação periódica com os fornecedores, normalmente há um aumento do volume de transações por fornecedor, além de obviamente um número maior de fornecedores que antecipam.

GESTÃO À VISTA EM TEMPO REAL

Uma boa plataforma permite uma gestão facilitada com base em indicadores chaves que podem auxiliar a empresa na busca por melhores resultados. Alguns indicadores se destacam como:
– 
 % do volume financeiro negociado
– % taxa média de desconto realizada comparada com o CDI
– % de fornecedores que antecipam mensalmente

MAIOR TRANSPARÊNCIA

Ao se adotar uma ferramenta para automatizar as antecipações, o processo se torna mais transparente e confiável ao fornecedor, o que por consequência fortalece a relação entre compradores e vendedores.

REDUÇÃO DE CUSTO

Grandes empresas constantemente buscam um maior nível de eficiência. Uma boa plataforma de antecipação pode reduzir o custo fixo proporcional por nota antecipada. Como?

  1. A facilidade de uso e disponibilidade 24hs de um sistema de negociação gera um aumento do volume antecipado.
  2. Como o custo por operação é reduzido, qualquer operação independentemente do valor financeiro é interessante. Isso amplia muito o leque de fornecedores que podem ter acesso ao capital antecipado, o que é extremamente interessante para os pequenos e médios fornecedores.
  3.  A automação permite aos gestores do programa focar nas questões mais estratégicas da empresa.
  4. Uma boa plataforma permite definir diferentes taxas para diferentes fornecedores, além da variação temporal. Isso resulta numa otimização dos resultados financeiros.
  5. Havendo uma gestão dos indicadores em tempo real, o gestor da iniciativa pode otimizar o programa sempre.

Conclusão

As empresas que buscam automatizar o seu processo de antecipação enfrentam desafios importantes que se bem conduzidos podem fortalecer toda uma cadeia produtiva.

É importante perceber que programas como este tem um grande efeito de rede: compradores que obtêm sucesso neste tipo de iniciativa acabam por estimular a iniciativa em outras cadeias, principalmente pelo fato de os mesmos possuírem grandes fornecedores em comum.

Você gostou do artigo? Comente abaixo sobre a sua experiência no tema!

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Manuela Soares