Antecipação: garanta uma plataforma eficiente aos seus fornecedores!

Você é um diretor financeiro ou um gerente de tesouraria que está buscando uma ferramenta de TI para automatizar o seu processo de antecipação? Elencamos aqui neste artigo quais os fatores críticos que você deve considerar na contratação de uma plataforma de negociação.

O que considerar na hora de contratar um portal de antecipação aos fornecedores?

Integração

Uma boa plataforma deve integrar facilmente ao seu ERP, de forma a garantir que as notas passíveis de antecipação estejam diariamente atualizadas na tela do fornecedor, bem como a nova data de pagamento após a finalização da antecipação.

Escalabilidade

Uma boa plataforma deve ser capaz de suportar um grande volume de dados e de transações. Uma grande empresa pode possuir milhares de fornecedores e milhares de pagamentos diários. É fundamental que a ferramenta seja estável.

Interface amigável

Uma operação de antecipação deve ser fácil e rápida. Portanto, para o fornecedor quanto menos cliques, melhor. Boas ferramentas possuem um design simples e que comunicam rapidamente ao fornecedor os passos a serem seguidos para finalização da operação.

Transparência

Muitos dos fornecedores são pequenas empresas e com pouca educação financeira. É importante que a ferramenta seja clara em relação às taxas de desconto. Esta informação, bem como a data de pagamento devem estar claras para o fornecedor.

Segurança da informação

Assim como qualquer operação online, a plataforma deve garantir a segurança dos dados trafegados.

Investimento

É importante considerar o custo da contratação de uma plataforma de antecipação de forma comparativa ao potencial de  notas antecipáveis. É interessante buscar um custo variável proporcional ao volume antecipado.

Conclusão

É de suma importância não só possibilitar aos seus fornecedores a antecipação das notas que possuem à receber, bem como tornar esse processo ágil e escalável por vias da automação. Uma plataforma bem estrutura é fundamental na implementação dessa inciativa!

O que mais você consideraria na contratação de uma plataforma de antecipação aos seus fornecedores?

Conte-nos nos comentários.

 

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Manuela Soares