A importância do e-CPF e do e-CNPJ nas rotinas administrativas

certificado digital

Economizar tempo se tornou indispensável no nosso dia-a-dia e isso não é diferente nas rotinas administrativas. Coisas como reconhecimento de firma na assinatura de contratos, tomam muito tempo com idas ao cartório. Por outro lado, existem soluções como o certificado digital, que possibilita realizar tudo isso inteiramente pela internet. Não é demais?

O que é um certificado digital?

É um documento digital emitido por uma Autoridade Certificadora – AC credenciada pelo  Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. O ITI “… garante a autenticidade dos emissores e destinatários de documentos e dados que trafegam na internet, bem como assegura a privacidade e a inviolabilidade destes.”

O certificado digital pode ser emitido para pessoa jurídica (e-CNPJ) e física (e-CPF). No entanto, os principais interessados nessa tecnologia são as empresas, já que estas precisam do certificado digital para emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Existem três tipos de certificação digital:

  • Tipo A1: Certificado emitido por computador e armazenado em um navegador de internet;
  • Tipo A3: Certificado emitido e armazenado em um cartão inteligente ou token;
  • MobileID: Certificado emitido e armazenado em dispositivos móveis.

A principal vantagem do certificado digital é a economia de tempo, possibilitando por exemplo a emissão de notas fiscais, assinatura de documentos, transações bancárias, etc., através da internet.

Como emitir o certificado digital e onde fazer?

Para emitir um certificado digital é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Escolher uma das Autoridades Certificadoras – AC credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI;
  2. Solicitar no site da AC escolhida a emissão do seu certificado digital de pessoa física ou jurídica;
  3. Agendar um dia e horário para validação presencial na AC (algumas ACs fazem essa visita presencial no local, verifique essas informações com a mesma);
  4. Após feita a verificação de documentos  e confirmação da identidade o certificado ficará pronto;

É importante destacar a relevância de possuir um e-CPF e um e-CNPJ para realização de operações financeiras como a antecipação de recebíveis.

O conteúdo desse artigo tem por objetivo orientar aos usuários quanto a regularização e atualização dos processos de suas respectivas empresas. Isso  garantirá maior excelência em suas rotinas administrativas.

Conclusão

Por fim, levando em consideração o acesso a capital de giro facilitado, é de extrema importância possuir o certificado digital, tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ, além de maior segurança das informações.

A Quartilho oferece uma plataforma 100% web para antecipação de recebíveis que integra todos os envolvidos na operação de antecipação (comprador, fornecedor e financiador) utilizando do conceito de Supply Chain Finance.

É necessário no entanto que os envolvidos se apropriem dos recursos tecnológicos apropriados, garantindo a eficácia e agilidade da operação.

Sobre o autor Ver todos os artigos Site do autor

Manuela Soares